Animes X Games
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Animes X Games

Forum do Site: http://www.animesxgames.com ^^


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

Dicas do nosso Português-BR

+2
Galvão
Aniel
6 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

1Dicas do nosso Português-BR Empty Dicas do nosso Português-BR Qui Jun 03, 2010 2:40 pm

Aniel

Aniel
AxG Premium
AxG Premium

Estarei atualizando (pouco a pouco) com alguns informes, dicas e outros sobre a língua portuguesa. Tratando de curiosidades, nada de sala de aula 'catenha' e nem de correções ortográficas, apenas dicas de algumas personagens conhecidas do Português e outros poucos conhecidos... Ah! Também algumas pérolas de provas realizadas por todo Brasil.

Dicas do Prof. Pasquale: Verdades sobre os Dutados Populares

No popular se diz: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bichocarpinteiro'
"Minha grande dúvida na infância. Mas que bicho é esse que é carpinteiro, um bicho pode ser carpinteiro???"
Correto: 'Esse menino não pára quieto, parece que tem bicho no corpo inteiro' "Tá aí a resposta para meu dilema de infância!" EU
NÃO SABIA. E VOCÊ?

Batatinha quando nasce, esparrama pelo chão.
'Enquanto o correto é: ' Batatinha quando nasce, espalha a rama pelo chão.' "Se a batata é uma raiz, ou seja, nasce enterrada, como ela se esparrama pelo chão se ela está embaixo dele?"

'Cor de burro quando foge.'
O correto é: 'Corro de burro quando foge!' Esse foi o pior de todos!
Burro muda de cor quando foge? Qual cor ele fica? Porque ele muda de cor?"

'Quem tem boca vai a Roma.'
"Bom, esse eu entendia, de um modo errado, mas entendia! Pensava que quem sabia se comunicar ia a qualquer lugar!"
O correto é: 'Quem tem boca vaia Roma.' (isso mesmo, do verbo vaiar).

Outro que todo mundo diz errado:
'Cuspido e escarrado' - quando alguém quer dizer que é muito parecido com outra pessoa.
O correto é: 'Esculpido em Carrara.' (Carrara é um tipo de mármore)

'Quem não tem cão, caça com gato.'
"Entendia também, errado, mas entendia! Se não tem o cão para ajudar na caça o gato ajuda! Tudo bem que o gato só faz o que quer, mas vai que o bicho tá de bom humor!"
O correto é:'Quem não tem cão, caça como gato.... ou seja, sozinho!'

Agora me digam alguém já conhecia aos ditados corretos? Cool

2Dicas do nosso Português-BR Empty Re: Dicas do nosso Português-BR Dom Jun 13, 2010 9:13 pm

Galvão

Galvão
AxG VIP
AxG VIP

Único que sabia mesmo era o da Batatinha ^.^ .Levei uns puxões de orelha da prof no prímário quando recitei "esparrama", desde então nunca + esqueci. Só não me lembro muito bem de concordância, acentução... tongue

E quanto os outros num fazia nem idéia Shocked

http://darilgalvao.blogspot.com/

3Dicas do nosso Português-BR Empty Re: Dicas do nosso Português-BR Sex Out 01, 2010 12:49 pm

Aniel

Aniel
AxG Premium
AxG Premium

PÉROLAS DO ÚLTIMO ENEM/2010 - EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO

'O sero mano tem uma missão...'
(A minha, por exemplo, é ter que ler isso!)

'O Euninho já provocou secas e enchentes calamitosas. .'
(Levei uns minutos para identificar o El Niño...)

'O problema ainda é maior se tratando da camada Diozanio!'
(Eu não sabia que a camada tinha esse nome bonito)

'A situação tende a piorar: o madereiros da Amazônia destroem a Mata Atlântica da região.'
(E além de tudo, viajam pra caramba, hein?)

Não preserve apenas o meio ambiente e sim todo ele.'
(Faz sentido)

'O grande problema do Rio Amazonas é a pesca dos peixes'
(Achei que fosse a pesca dos pássaros.)

'A AIDS é transmitida pelo mosquito AIDES EGIPSIO.'
(Sem comentário)

'Já está muito de difíciu de achar os pandas na Amazônia'
(Que pena. Também ursos e elefantes sumiram de lá)

'A natureza brasileira tem 500 anos e já esta quase se acabando'
(Foi trazida nas caravelas, certo ?)

'O cerumano no mesmo tempo que constrói, também destroi, pois nos temos que nos unir para realizarmos parcerias juntos..'
(Não conte comigo)

'Na verdade, nem todo desmatamento é tão ruim. Por exemplo, o do Aeds Egipte seria um bom beneficácio para o Brasil'
(Vamos trocar as fumaças pelas moto-serras)

.... menos desmatamentos, mais florestas arborizadas.
(Concordo! De florestas não arborizadas, basta o Saara!)

'Isso tudo é devido ao raios ultra-violentos que recebemos todo dia.'
(Meu Deus... Haja pára-raio!)

'Tudo isso colaborou com a estinção do micro-leão dourado.'
(Quem teria sido o fabricante? Compaq ? Apple? IBM?)

'Imaginem a bandeira do Brasil. O azul representa o céu , o verde representa as matas, e o amarelo o ouro. O ouro já foi roubado e as matas estão quase se indo. No dia em que roubarem nosso céu, ficaremos sem bandeira..'
(Caraca! Ainda bem que temos aquela faixinha onde está escrito 'Ordem e Progresso'.. )

'.... são formados pelas bacias esferográficas. '
(Imaginem as bacias da BIC.)

'Eu concordo em gênero e número igual.'
(Eu discordo!)

'O serigueiro tira borracha das árvores, mas não nunca derrubam as seringas.
(Esse deve ter tomado uma na veia)

'Vamos deixar de sermos egoistas e pensarmos um pouco mais em nos mesmos.'
(Que maravilha!)

4Dicas do nosso Português-BR Empty Re: Dicas do nosso Português-BR Ter Nov 09, 2010 3:27 pm

Ukimi

Ukimi
AxG VIP
AxG VIP

Shocked Nossa então todo mundo fala os ditados populares errado...........

'Cor de burro quando foge.'
O correto é: 'Corro de burro quando foge!' Esse foi o pior de todos!
Burro muda de cor quando foge? Qual cor ele fica? Porque ele muda de cor?"
A explicação que eu tinha ouvido era que cor de burro quando foge, é quando acontece um fato e cada pessoa descreve de um jeito diferente, então a expressão cor de burro quando foge seria uma cor indefinida, já que como o animal nao esta mais lá para que se determine de que cor ele é.
E Corro de Burro quando foge, essa expressão ficou tão sem sentido quanto, porque eu corro do burro quando foge, o que significa isso, eu posso correr do touro, do cachorro, porque do pobre do burro????

'A AIDS é transmitida pelo mosquito AIDES EGIPSIO.'
(Sem comentário)
Por um segundo confesso que pensei o que tem de errado nessa frase ahuahauhauah AIDS , AiDes, tão parecido que me esqueci da dengue hauhauahua nossa abafa hauhauhaua


'Imaginem a bandeira do Brasil. O azul representa o céu , o verde representa as matas, e o amarelo o ouro. O ouro já foi roubado e as matas estão quase se indo. No dia em que roubarem nosso céu, ficaremos sem bandeira..'
(Caraca! Ainda bem que temos aquela faixinha onde está escrito 'Ordem e Progresso'.. )
Ahh vai esse foi inspirador hauhauahuah

'Vamos deixar de sermos egoistas e pensarmos um pouco mais em nos mesmos.'
(Que maravilha!)
Uma pior que a outra mas essa ganhou o titulo ahuahuauah
Por isso que eu digo que não sou egoista!!!

5Dicas do nosso Português-BR Empty Re: Dicas do nosso Português-BR Ter Nov 09, 2010 4:44 pm

CP_Luiz

CP_Luiz
AxG Premium
AxG Premium

Essas pérolas não são de 2010 não, algumas já rolam na internet faz um bom tempo... sua fonte estava errada =P

Esses ditados populares eu já tinha visto a versão correta antes, mas sempre é bom compartilhar com a galera, curti a iniciativa.

http://www.animesenpai.com.br

6Dicas do nosso Português-BR Empty Re: Dicas do nosso Português-BR Dom maio 22, 2011 7:47 pm

Rô
AxG Premium
AxG Premium

é triste ler essas "pérolas" do Enem, sejam antigas ou novas....às vezes eu gosto de pensar q esses alunos do segundo grau estão a fazer uma piada qdo escrevem tão errado dessa maneira ou colocam essas maluquices nas provas....
Esses ditados q o Pasquale explicou, eu assisti o programa, já faz um tempinho, nem lembrava mais, eu acho bem legal como com o passar do tempo os ditos tomaram outro rumo...e sem o menor sentido, diga-se de passagem.... Laughing

7Dicas do nosso Português-BR Empty Re: Dicas do nosso Português-BR Ter Ago 30, 2011 2:23 pm

Sininho

Sininho
AxG Premium
AxG Premium

____________TEMA DA PROVA DO ENEM..."PLEONASMO"_____________

gnt, deve ser por desgaste físico, mental,
ansiedade pre-prova!rsrsrs...

(sero mano...cerumano) hábito de escrever internetês!...
não tem como não rir....rsrsrs

Gente, se tem um lugar em que se usa com frequencia os ditos populares... é Minas! rsrs...
o único que eu não sabia o verdadeiro sentido, era o de Roma

e por falar em pleonasmo deixo aqui um vídeo, que eu adoro,
com certeza não é novidade pra ninguém...

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos