Animes X Games
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.
Animes X Games

Forum do Site: http://www.animesxgames.com ^^


Você não está conectado. Conecte-se ou registre-se

[TUTORIAL] Restaure seus jogos de tabuleiro

3 participantes

Ir para baixo  Mensagem [Página 1 de 1]

CP_Luiz

CP_Luiz
AxG Premium
AxG Premium

Você tem um jogo de tabuleiro antigo, mas pretende jogar ele no lixo porque perdeu alguma peça e acha que não compensa manter um jogo incompleto estocado no porão?

Saiba que com um pouco de criatividade e muita dedicação, é possível restaurar aquele jogo que te alegrou tantos dias antes do pequeno problema com as peças....

Um de meus jogos, "Alerta Vermelho - A invasão da nave Startramp", considero como sendo um dos mais clássicos que eu tenho guardado. Ele possui uma introdução, explicando como os monstros vão parar na nave, e possui duas alternativas de curso para o jogador que controla a tripulação: salvar sua nave, erradicando todos os monstros, ou abandonar o "navio", fugindo nos 3 módulos de fuga.
Caso você escolha fugir da nave, existe um roteiro no final do manual narrando o que pode ocorrer com o jogador (ou seja, ainda corre o risco de perder a partida).
Para não fugir do assunto do tópico, o resto das informações sobre o jogo (imagens em close da história da introdução, possíveis rotas de fuga, etc) eu poderei publicar em outro lugar, caso vocês demonstrem interesse.
Spoiler:

A primeira "restauração" que eu precisei fazer, foi na caixa. Caixa mal guardada, com muito peso em cima, manuseado sem cuidado na hora de jogar, etc., pode gerar rasgos e lugares amassados. A solução mais econômica para esse caso é passar fita adesiva, e em alguns casos, pedaços finos de madeira/papelão para reforçar a caixa (sem impedir seu fechamento).

Tabuleiros que dobram, principalmente os mais antigos, sofrem um grande risco de rasgarem com o uso indevido, ou com o desgaste do tempo. A "solução barata" que eu recomendo para esse caso seria usar fitas adesivas (normais ou fita isolante, dependendo do material a mão) para reforçar o verso do tabuleiro danificado.
[TUTORIAL] Restaure seus jogos de tabuleiro OgAAAEKa7BbXwAchXlYEg2IjZFZAjLQyyRX11BeNl16L0ycfStYZyihr3bYdsrVzVA4NUGaGzFiK-gYByOKi9cBYB3IAm1T1UG5clUlJME-S-BPwOgiR6jOcO8xV

Esse jogo em especifico, possui pequenas peças quadriculares de papelão para representar os personagens/itens do jogo. Para evitar a perda das peças (no meu caso, de mais delas), eu apelei para as caixinhas de fósforo que seriam jogadas no lixo.
[TUTORIAL] Restaure seus jogos de tabuleiro OgAAAGcrVplsHaWPLDesMg-tmcN62KYYCz8wAIR1h6ZxSvM92VOwTNY6G6n7gKHpNjFDDVAWvw9FAftqimMDod_eZQQAm1T1UHba2PlDnKXkoMkoo0SGreaanyTf

Bem, esses primeiros passos são coisas extremamente simples, a parte mais fácil do processo de ressucitar aquele seu jogo favorito. Entraremos agora na parte mais complicada.... a reposição de peças "complexas".

Jogos de tabuleiro possuem peças que podemos resumir globalmente em dois grupos: peças simples e peças complexas.

Peças simples são todas aquelas que podem ser substituídas sem grandes traumas (claro que alterando um pouco a estética original do jogo, mas não sua funcionalidade). Dados e peões são ótimos exemplos de peças simples, que podem ser facilmente substituídas.

Peças complexas são aquelas que possuem em si informações importantes para o decorrer do jogo. Cartas de ação, fichas de personagens e peças especiais personalizadas são ótimos exemplos do tipo.

Repor peças complexas é trabalhoso, demanda tempo, força de vontade, e em alguns casos, uma certa quantidade de dinheiro necessária para esse tipo de operação... o que não significa que todas as reposições necessitarão de grandes quantias em dinheiro para serem repostas.
O primeiro passo é pesquisar exatamente quais peças foram perdidas e suas funções. No caso do "Alerta Vermelho", o primeiro passo foi a pesquisa no manual do jogo:
[TUTORIAL] Restaure seus jogos de tabuleiro OgAAALc5AlW_nB4vjwejLcN9i8B-zmXY-cebWhriPxLR27Etl1zDxc_80qOYE0Xv4U5dPgraAO7u5frE_aDtNHM_jhsAm1T1UFyXQh7kzmrYH9Qufv3VcFl7rCcw
Sabendo-se quais peças estavam faltando, pesquisei seus atributos (essa parte pode ser muito demorada) e fiz a reposição com materiais que eu tinha disponíveis:
[TUTORIAL] Restaure seus jogos de tabuleiro OgAAABNTay5G-i5yvZZWtFdIas8bOL9rhgWcQrJidhIaAxSdBsyA1W-A3vqyWc8bGew8P_SewMsLre7_-Zu63DbVNewAm1T1UNsaDdpe5ZY3U-FUHEk4dTNV7oVI
[TUTORIAL] Restaure seus jogos de tabuleiro OgAAAOwZbSvu8WbdshOUXZGovaFuTlBpYIm9p3EyDtfVLwdOmEb6hJNl3ViOH7ypupqdOmkFHNGcbcTdDd342FMWpvcAm1T1UMg3SC8ZN_UgqcClnDu5RxO619yb
Peças originais e suas substituições

Nesse caso em especifico eu tive sorte, pois a aparência das peças de reposição não afetaram a jogabilidade. Porém no caso de outro jogo que eu ainda estou para repor itens faltando, o processo será mais trabalhoso, pois a aparência influencia (e muito) na jogabilidade. Esse é o caso do "Contatos Cósmicos"

[TUTORIAL] Restaure seus jogos de tabuleiro OgAAAEAMTdjBDmNFDELTEY3EdtyItjRnjnou6mjxGlflKzVIRUIcM33fR7oW-ZPOZ7fqL4Em0Tz-ZitmDK3mqiOC3KcAm1T1UPb1xzbjbjs3oO3VYnjyBpv039m1
[TUTORIAL] Restaure seus jogos de tabuleiro OgAAAEMoh3bE0XI-HzC3vgtnJff2Wj_eQ2aTrXZwiXTh7Tga_jOHx2WVyBdoh2Ax2dBEKqCqC051mhZCT_RecBjuv1EAm1T1UKNPjDtPk0gG7xcUNQzVVq4jH2ga

Esse jogo possui cerca de 56 cartas. Algumas cartas possuem valores usados no ataque, outras são cartas de evento que possuem ações específicas para cada momento do jogo.

Primeira dificuldade: Levantar quais cartas estão faltando - é a parte mais difícil e é onde me encontro no momento. Pesquisa, pesquisa e mais pesquisa... até descobrir. Uma boa dica é procurar alguém que tenha o jogo completo e que esteja disposto a colaborar com seu processo de restauração.

Segunda dificuldade: As cartas repostas serão nitidamente diferentes das originais, o que afetaria o andamento do jogo. A solução nesse caso é repor todas (sim, isso mesmo, TODAS) as cartas do jogo. Minha sugestão é comprar um conjunto (no meu caso dois conjuntos idênticos) de cartas de baralho, a digitalização (ou reformulação) das cartas do jogo para serem impressas, e a colagem dos impressos em cima das cartas de baralho. A forma de colagem deixarei vocês pensarem como pretendem fazer.

Eu também preciso repor TODAS as "peças simples" coloridas do jogo.
Nesse caso eu darei um toque personalizado, planejo colorir grãos de feijão com as cores do jogo (o que facilita uma possível nova repossição), já que isso é mais fácil do que procurar as 6 cores específicas desse jogo.

Vale ressaltar que boa parte desse tutorial envolve sugestões de como proceder. Você pode querer fazer uma restauração a nível mais "profundo" deixando o jogo o mais próximo possível a sua aparência original, mas isso demandará mais tempo, mais planejamento e muito mais dinheiro, por isso resolvi abordar o processo da forma mais simples e econômica possível.

Duvidas, sugestões ou opiniões são muito bem vindas =D

http://www.animesenpai.com.br

movis

movis
Hipster
Hipster

nem li weeeeeeeeeeeeee

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=4453306367297478630&

movis

movis
Hipster
Hipster

*-* definitivamente to com preguiça de ler isso tudo u.u

http://www.orkut.com.br/Main#Profile?uid=4453306367297478630&

Hopz

Hopz
AxG VIP
AxG VIP

Me perdoe CP mas esse topico foi inutil

desde quando é necessario um topico pra o guri aprender a passar fita isolante

Tá devo admitir q n foi tão inutil o consekho de q da pra achar as informações das peças na net

CP_Luiz

CP_Luiz
AxG Premium
AxG Premium

Hopz escreveu:desde quando é necessario um topico pra o guri aprender a passar fita isolante

Eu não ensinei a passar fita isolante, eu apenas fiz uma SUGESTÃO de baixo custo. Substitua a fita adesiva ou fita isolante por uma folha de papel pardo colado a sua preferência cobrindo parcialmente ou completamente o verso do tabuleiro. O resultado é o mesmo mas a estética é diferente, conforme eu comentei no próprio tópico =P

Fora que eu citei os principais casos que levam a necessidade de uma "restauração" porque mesmo que essas informações possam parecer extremamente óbvias, sempre terá alguém que nunca pensaria em alternativas como essas (normalmente olham o negócio todo zuado e jogam fora mesmo).

Mas mesmo assim, seu comentário foi bem vindo.

P.s.: se precisar de ajuda pra achar informação sobre algum jogo pela internet é só avisar, se eu estiver com um tempinho livre ajudarei com certeza <õ/

========================================Edit===================================================

Como o objetivo é ensinar a repor as peças, e localizar as informações, lembrem-se que alguns jogos possuem versões em outros países....

Cosmic Encounter - component list

se não souber ler inglês, procure alguém que saiba para ajudar \o/

http://www.animesenpai.com.br

Conteúdo patrocinado



Ir para o topo  Mensagem [Página 1 de 1]

Permissões neste sub-fórum
Não podes responder a tópicos